Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Arte da Simplicidade

"Se vives de acordo com as leis da natureza, nunca serás pobre; se vives de acordo com as opiniões alheias, nunca serás rico." (Séneca)

"Se vives de acordo com as leis da natureza, nunca serás pobre; se vives de acordo com as opiniões alheias, nunca serás rico." (Séneca)

A Arte da Simplicidade

19
Fev17

Minimalismo vs Frugralismo


Margarida

Olá a todos, espero que se encontrem bem! 

Hoje trago-vos um tema que causa muita "confusão": a diferença entre Minimalismo e Frugralismo

Que fique bem claro que ambos são estilos de vida que podem apresentar semelhanças entre eles mas que, no entanto são diferentes e ambos podem ser mais ou menos radicais segundo os seus praticantes. 

De uma forma muito resumida o Minimalismo é um estilo de vida que pretende eliminar os "excessos", sejam eles fisicos ou mentais, com o objectivo de aumentar o foco e desatrapalhar a vida. O Minimalista não evita a compra, ele questiona-se sobre a sua real utilidade e prefere um objecto de qualidade superior e que combine com o máximo de coisas possíveis (se for por exemplo uma peça de vestuário). O importante é que dure e que dê prazer sem no entanto cair em exageros e dispensar o seu dinheiro, energia e espaço de forma inconsciente. 

O Frugalismo pode ser um minimalista mas o que o move é essencialmente o gasto financeiro,que no limite ele preferia que não existisse, o dispensar demasiado dinheiro em alguma coisa. Essa pessoa é normalmente mais rígida com as regras do que um minimalista puro e dispensa qualquer compra superflua (seja ela alimentar, de vestuário ou mesmo de habitação) preferindo o feito em casa, os DIY e a reutilização/reciclagem de materiais. 

Em ambos os casos estes dois "modos de vida" são respostas ao super consumismo em que a nossa sociedade vive e em que o estamos atolados de coisas por todos os lados esquecendo o essencial: as pessoas!

Espero que este pequeno texto vos tenha esclarecido um pouco mesmo se as noções apresentadas são muito muito soft!

Um grande beijinho

Margarida

 

 

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D