Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Arte da Simplicidade

"Se vives de acordo com as leis da natureza, nunca serás pobre; se vives de acordo com as opiniões alheias, nunca serás rico." (Séneca)

"Se vives de acordo com as leis da natureza, nunca serás pobre; se vives de acordo com as opiniões alheias, nunca serás rico." (Séneca)

A Arte da Simplicidade

31
Jan17

Layering - ou o cuidado de pele à japonesa!


Margarida

Olá caras leitoras... e leitores (porque o cuidado da pele também aos homens diz respeito) hoje trago-vos um tema que está, de certa forma ligado ao Método "Slow Beauty"

O "Layering" é uma técnica utilizada pelas mulheres no Japão e que consiste numa espécie de protocolo de cuidados de rosto que vai desde a desmaquilhagem, em étapas sucessivas, até à hidratação e cuidado da pele. 

Vou passar a descrever-vos os passos que fazem parte deste processo, 

- Desmaquilhar a óleo: A primeira parte de um cuidado de pele deve ser sempre a retirada da maquilhagem. Neste caso ele é feito com óleo que é espalhado à mão e insistimos mais um pouco nas zonas onde a maquilhagem está mais carregada (que é como quem diz pestanas e olhos em geral). Depois limpamos a pele com uma toalha molhada em água morna. Esta parte do processo é exclusiva para um cuidado em fim de dia.

- Limpar: A pele deve ser limpa com sabão, seja ele líquido ou sólido, de preferência muito rico em gorduras e que não faça muita espuma de forma a não secar nem desidratar a pele. 

- Tonificar a pele: A tonificação da pele é também ela muito importante. Permite refrescar a pele e prepará-la para a hidratação. Depois de aplicado o produto deve ser bem seco antes de passar à étapa seguinte. 

- Hidratar: A aplicação de um creme ou sérum que reforce a barreira cutânea é de extrema importância. Um passo importante na nossa rotina diária. 

- Cuidar: Por fim aplicam-se os cuidados especificos para olhos e rosto. 

Esta é uma técnica excelente, que trás muitos benefícios à pele, e acima de tudo implica um certo tempo para nós e para cuidarmos de nós próprios. 

No meu caso parti dela e adaptei-a a uma forma mais minimalista e com produtos de origem biológica ou alimentar. Em resumo, salvo raras excepções, sigo religiosamente os 4 primeiros passos (sabendo que não me maquilho por exemplo para ir trabalhar) mas utilizo essencialmente produtos naturais e de origem biológica.

Se quiserem saber mais sobre a minha rotina diária basta deixarem a indicação em comentário. Ela não têm nada de mais mas poderá dar-vos ideias para uma rotina mais amiga do ambiente e minimalista. 

E não se esqueçam também de adicionar a nossa página no facebook em: https://www.facebook.com/SimplicidadeMargarida/

Espero que tenham gostado! 

Beijinhos

Margarida 

 

Fonte: Adoptez la slow cosmétique de Julien Keybeck 

2 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D