Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Arte da Simplicidade

"Se vives de acordo com as leis da natureza, nunca serás pobre; se vives de acordo com as opiniões alheias, nunca serás rico." (Séneca)

"Se vives de acordo com as leis da natureza, nunca serás pobre; se vives de acordo com as opiniões alheias, nunca serás rico." (Séneca)

A Arte da Simplicidade

18
Fev17

Dicas de Desmaquilhagem com Óleos Vegetais


Margarida

Olá a todos! (Apesar deste post ser essencialmente dedicado a "elas") Espero que se encontrem todos bem!

Hoje venho voltar a falar de um tema que me diz muito: Slow Beauty * mais precisamente da Desmaquilhagem realizada com um óleo.

Este método minimalista, eficaz, económico e ecológico faz parte de um dos quatro grandes passos do Layering *, ou o método de beleza das mulheres japonesas mas também, como é do conhecimento geral, o primeiro passo para ter uma pele saudável. 

Em primeiro lugar quando relembro que o óleo utilizado para desmaquilhar é sempre um óleo vegetal e nunca um óleo essencial, de preferência biológico e de extracção a frio. A escolha do óleo vegetal como desmaquilhante surgiu depois de muito refletir (afinal tenho a pele com tendência a oleosa) e até agora estou mais do que satisfeita com a escolha. 

O óleo utilizado deve ser um óleo adaptado ao seu tipo de pele e o mais suave e neutro possível, como por exemplo, os óleos de avelã, alperce, amendoas doces, azeite ou jojoba, entre outros. Pessoalmente utilizo o óleo vegetal de jojoba porque é um excelente reequilibrante. Caso utilize máscara waterproof poderá necessitar de recorrer a um óleo mais gorduroso como o óleo de ricino ou o óleo de coco especialmente para as pestanas. 

Existem 3 formas possíveis para desmaquilhar a pele com óleo: 

- Com um "algodão" lavavel embebido em óleo, ou seja a forma mais comum de se desmaquilhar (no entanto é aquela que eu nunca uso); 

- Com uma esponja vegetal. Esta é talvez para mim o método mais adequado. Molha-se a esponja em água morna e depois aplica-se o óleo e a limpeza é feita como se se tratasse de um algodão. Este método tira em parte a sensação de gordura do óleo. 

- Por fim o método mais simples de todos: aplicar o óleo nos dedos e esfregar a cara em movimentos circulares. 

Em todos os casos a pele deve ser bem lavada no final para remover o óleo e a desmaquilhagem deve ser terminada ou com uma lavagem com sabão doce ou com uma aplicação de água floral (no meu caso sou fã da água floral de lavanda pelas suas propriedades calmantes). 

Se este método é eficaz: sim, muito. É natural, sem riscos e não nos expõe nem a nós nem ao meio ambiente a óleos minerais provenientes da industria petroquímica. Também é extremamente barata e minimalista (os óleos podes ser usados também como hidratantes (como já falamos nos posts supracitados) mas também podem ser óleos que tenhas na cozinha (quem não tem azeite em casa). No entanto tem alguns contras: demora mais tempo e é mais chato de desmaquilhar com óleo, especialmente depois de uma noitada em que temos mais vontade de deitar que outra coisa. 

A vocês de ver o que vos convém melhor! Eu estou fã, a minha pele está saudável e todos os meus receios em relação ao aumento da oleosidade eram infundados. A vocês de experimentar! ;)

Espero que tenham gostado do post. Não se esqueçam de nos seguir também no Facebook em: https://www.facebook.com/SimplicidadeMargarida/

 

 * Para saber mais sobre os métodos clique na hiperligação

Fontes: +

-Adoptez la Slow Cosmetique de Julien Kaybeck

- mamzelleboom.com

- Little Idea | Natural beauty & lifestyle + green DIY

 

 

2 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D