Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Arte da Simplicidade

"Se vives de acordo com as leis da natureza, nunca serás pobre; se vives de acordo com as opiniões alheias, nunca serás rico." (Séneca)

"Se vives de acordo com as leis da natureza, nunca serás pobre; se vives de acordo com as opiniões alheias, nunca serás rico." (Séneca)

A Arte da Simplicidade

23
Jan17

A Importância de Hidratar a Pele


Margarida

Olá a todos,

Como estão?

Hoje venho falar-vos da importância de bem hidratar a nossa pele, especialmente num Inverno tão rigoroso como este que vivemos este ano. 

A nossa querida pele, como todos nós o sabemos, é o maior órgão do nosso corpo que pode cobrir uma área de até 2m2, com um peso médio de 4kg (ou seja o equivalente a 6% do peso corporal) e pode conter até 1,8l de sangue nos seus vasos. Incrível não é? Ainda para mais a pele têm várias funções mas vamos destacar três delas e falaremos mais em pormenor: 

  • Função Protetora: A pele têm um importante papel de proteção bastante eficaz contra os choques, as agressões físicas e químicas, os raios solares... De uma forma muito muito resumida a pele forma uma barreira protetora e impermeável onde nada entra e nada sai. Já reparou como a água do duche escorrega pela pele sem a penetrar? Assim como o pó e a sujidade são facilmente laváveis? Para garantir a impermeabilidade da pele esta possuí, à superfície, um filme protetor hidrolipídico, ou seja composto de água e de agentes gordurosos. Este filme expande-se também sobre a epiderme que, também ela, é composta por estruturas muito muito serradas que tornam praticamente impossível a penetração do que quer que seja. Desta forma podemos verificar que no campo dos cosméticos o seu impacto sobre a nossa pele é relativamente pequeno e extremamente superficial. 
  • Função Sensitiva: Como todos nós bem o sabemos a pele têm uma função sensitiva de fora para dentro e também de dentro para fora: repare-se na quantidade de doenças do foro dermatológico que pioram em situações de stress, como é o caso do eczema ou da psoriasis. 
  • Função de Excreção: A capacidade de "deitar fora" o que nos faz mal é também uma função da pele mas isso já todos nós sabemos. Daquilo que nem sempre nos lembramos é que o sébum que ela segrega permite também a boa manutenção do sistema guardando assim as suas características de proteção a todos os níveis. 

E agora, depois desta "pequena" explicação passamos ao problema a que nos proposemos a dar resposta com este post, a hidratação da pele. 

A hidratação corresponde ao volume de água presente nas camadas superficial e profundas da pele. De todos os gestos os mais importantes advém da alimentação: bem comer e beber água em quantidade suficiente! Afinal de contas como vimos anteriormente a pele é impenetrável e assim deve continuar. 

Então e os Cosméticos que nos são apresentados como hidratantes?! Pois bem, esses cosméticos têm o objetivo de impedir a nossa pele de perder água e isto pode ser feito de duas formas. Ou o creme cria uma película gordurosa sobre a pele e impede a perda natural de água pela pele, ou dá à sua pele uma grande quantidade de ácidos gordos complexos, intervindo assim no "cimento intercelular". Em resumo, se o creme é hidratante não é graças à água que ele contém mas sim aos compostos gordurosos. 

Sendo assim podemos concluir que um óleo vegetal é um bom "hidratante" para a pele?! Segundo a Slow Beauty Sim, porque eles têm uma ótima afinidade com a pele, são ricos em ácidos gordos complexos (que como vimos anteriormente pode atuar no cimento intercelular) e ainda a nutrem pois são ricos em ómega 3, 6 e 9, antioxidantes e vitaminas A, D e E e, alguns, K. Alguns óleos são ainda capazes de restaurar a qualidade do filme hidrolipidico protetor da pele e de regular a quantidade de sébum. 

Como este post já começa a ser longo deixaremos o tema "Hidratar a pele com óleos vegetais" para uma outra vez! 

Esperando que este post vos tenha agradado! 

Até breve!

Margarida 

 

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D