Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Arte da Simplicidade

"Se vives de acordo com as leis da natureza, nunca serás pobre; se vives de acordo com as opiniões alheias, nunca serás rico." (Séneca)

"Se vives de acordo com as leis da natureza, nunca serás pobre; se vives de acordo com as opiniões alheias, nunca serás rico." (Séneca)

A Arte da Simplicidade

05
Ago17

A Escrita como uma Aliada!


Margarida

Despertei para a importância da escrita já há algum tempo atrás quando, depois de passar meses e meses, a ler sobre psicologia positiva decidi finalmente escrever (anteriormente apenas dizia em voz alta) o que queria "ser" daqui a uns anos. 

Fiquei tão impressionada com a quantidade de coisas que consegui escrever que me perguntei várias vezes porque raio nunca tinha pensado naquilo antes! 

Escrever pode ser uma forma clara de "dar forma" e "clarificar" aquilo que somos ou o que queremos. De conseguir ver mais além do que aquilo que os nossos olhos nos mostram. É correlacionar várias áreas da nossa vida e perceber exatamente onde é que elas se cruzam. 

Os blogues são, por si só uma ótima forma de perceber o que é importante ou não. Quando contamos episódios da nossa vida, quando escrevemos sobre uma viagem, uma experiência ou um restaurante, quando propomos um DIY ou uma lista de produtos experimentados estamos a colocar lá, ponto por ponto, o nosso sentimento e a nossa experiência muito melhor e mais profundamente do que se apenas a contássemos aos amigos. 

Desde que percebi esse enorme potencial da escrita faço o que posso para dar forma aos meus pensamentos, sentimentos e as minhas necessidades desta forma e direccionado para as várias áreas da minha vida!

Deixo-vos aqui algumas ideias de como utilizar formas escritas para vos facilitar a vida e vos ajudar a tornarem-se mais organizados, evitarem más surpresas e sobretudo perceberem quem são, do que precisam e se tornarem mais felizes: 

- Listas de Compras: Se, há alguns anos a esta parte, eram apenas uma futilidade hoje vejo-as como algo mesmo necessário. O meu método é assentar tudo aquilo que está a acabar para repor o stock sem surpresas. Quando quero fazer algum prato especial tento programas as coisas em avanço e, dentro do possível, evitar voltar duas e três vezes ao supermercado durante a semana. Poupança garantida de tempo e de dinheiro! 

- Menus Semanais: Fiz-vos há algum tempo um post sobre o tema. Uma forma rápida de evitar a preguiça e a frustração de não saber o que preparar para a refeição seguinte, de comer melhor e de não desperdiçar comida!

- Budget: Esta foi talvez a lista onde tive dificuldade a aderir. Considerei-me sempre ponderada nas minhas compras mas, a verdade, é que cheguei muitas vezes ao fim do mês sem saber o que raio tinha feito ao dinheiro. Organizo o meu "budget" mensal com todas as minhas despesas e os valores que preciso para cada item, tal como já vos expliquei num artigo sobre o tema. Utilizo o mesmo princípio para organizar viagens ou quando preciso de fazer uma compra mais "pesada" financeiramente. Torna tudo francamente mais fácil, sem a sensação de se sentir pressionado e ainda com possibilidade de mais poupança, ou um miminho, no final do mês!

- Listas de Necessidades: Esta lista funciona um bocadinho como uma "lista de compras" mas é mais virada para a roupa, objetos da casa e de decoração. Ela é ideal para todos aqueles que têm dificuldade em controlar as compras irrefletidas e de momento. Por exemplo se acho que preciso de um vestido azul escrevo-o na lista e deixo-me alguns dias para perceber se preciso mesmo dele ou não. Se achar que sim deixo-o na lista depois classifico-o em prioridade: é mesmo urgente/prioritário? pode esperar o próximo mês? ou é uma compra a programar para daqui a algum tempo? 

Todas estas perguntas permitir-nos-ao perceber se essa compra nos fará mesmo feliz e se, ao comprarmos um vestido este mês não vamos por em causa a compra do livro que precisamos para a escola, por exemplo. Não se esqueçam que a maior parte das compras que fazemos são por impulsos que duram pouquíssimo tempo e, se nos deixarmos dois ou três dias para pensar, acabaremos por nem nos lembrar mais dela. 

- Lista dos Desejos: Tenho esta lista em duas versões. Uma para mim própria e outra em comum com o meu namorado. Delas fazem parte aquilo que quero/queremos fazer ou ter. Sejam viagens, compras, experiências... São uma boa maneira de sermos honestos connosco de próprios e saber o que queremos ter! Seja hoje ou daqui a 5 anos. 

- Lista de Objetivos: Tal como a anterior. Tenho esta lista em versão tripla: os meus objetivos mensais, os meus objetivos trimestrais e os nossos objetivos a dois. Ao contrário da lista de desejos coloco/colocamos nesta lista aquilo que já sabemos que queremos mas que precisamos planear ou trabalhar. Seja aprender uma língua nova, ser promovido no emprego ou mudar de casa essas pequenas coisas são importantes para não perdermos o "Norte" dos nossos dias e guardar uma certa motivação mesmo nos momentos mais críticos. 

- Lista de Gratidão: O objetivo desta lista é enumerar, todos os dias, o que de bem te aconteceu. Isso permitirá perceber que, mesmo o dia mais difícil teve coisas muito boas. Estas listas são também muito úteis quando estamos a passar uma fase má entre o casal, no trabalho ou com amigos ou família. Basta consulta-la e ver a quantidade de vezes que a pessoa nos fez feliz e tudo se tornará menos negro. 

- Escrever sobre os problemas pode também ser uma boa forma de tornar a coisa mais clara e assim mais suportável. Pode também ser uma ferramenta para encontrar uma solução que, de outra forma, não conseguiríamos vê-la tão "enrolados" que estávamos nos problemas. 

E assim vos deixo uma série de formas em que podem utilizar a escrita como uma ajuda a ser mais organizados e a não desperdiçar tempo, dinheiro e energia com coisas do dia a dia ou problemas. Uma boa forma de compilar estas informações será por exemplo o "Bullet Journal" ou num caderninho. Para as coisas mais práticas como as listas de compras ou o budget nada como um ficheiro excel ou descarregar a aplicação "Google Tips" que te permitirá criar listas e notas no teu telemóvel e que estarão sempre ali "à mão de semear". 

Espero que este post vos tenha agradado e que vos dê algumas ideias para se organizarem e se conhecerem melhor. Estou curiosa deste lado para saber se vocês usam listas e, se sim, quais e como. Aguardo o vosso feedback!

Boa Noite de Sábado!

Margarida

 

8 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D